Comparativo de Tipos de Pisos

Pisos esportivos modulares de encaixe e tradicionais de madeira

No território nacional, a qualidade deste tipo de piso é reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) por ser o piso utilizado nos jogos da seleção brasileira. Qualidade também comprovada pelas diversas Ligas e Confederações nos mais diversos esportes em que tem uma crescente e significativa utilização deste piso esportivo. No comparativo aos pisos tradicionais de madeira, tem-se diversos fatores no qual o piso esportivo modular de encaixe é superior. São eles: Sistema de amortecimento: entre 30 e 40% de absorção de impacto nos produtos indoor e outdoor, números superiores à maioria dos pisos tradicionais de madeira.

Resistência à umidade

Devido a matéria prima de plástico, a quadra não sofre alterações das características de jogo pela umidade e é imune à fungos, mesmo para pisos outdoor em contato com a chuva. Para pisos tradicionais de madeira, tem-se alta deterioração na presença de água, umidade e agentes biológicos, e necessitam secagem rápida e utilização de produtos químicos selantes para aumentar a resistência.

Coloração

A cor é dada junto ao processo de fabricação dos materiais, nas mais diversas cores, o que proporciona estabilidade na coloração durante a vida útil. Pisos tradicionais de madeira necessitam pinturas periódicas completa, podendo haver variações nas cores durante os processos.

Desempenho para prática de esportes

As perfeitas condições de resistência a tração e fricção, elevada taxa de rebote e amortecimento, fizeram o piso esportivo de encaixe ser aceito pelos mais exigentes controles das principais federações esportivas do mundo. Para pisos de madeira manterem essas características, necessitam-se utilização de mecanismos juntamente ao material de madeira que geram custos extremamente elevados de aplicação.

Características do desempenho técnico

Características técnicas exigidas pelas normas internacionais são aceitas. Para pisos esportivos de madeira, pela natureza da matéria prima, o nível de controle da maioria dos índices de testes dependem de tratamento posterior e características naturais da madeira.

Investimento

Consideravelmente inferiores aos custos de investimento em pisos tradicionais de madeira. Pisos de madeiras de qualidade estão entre as alternativas mais caras para pisos esportivos.

Sistema de encaixes modulares

Permitem fácil montagem e remontagem, até mesmo remontagem em outra área. Os pisos de madeira desmontáveis é a mais cara tecnologia de revestimento esportivo.

Ações de manutenção

Praticamente zero, com limpezas por detergentes básicos e água e fácil remarcação das linhas de jogo. Para pisos de tradicionais de madeiras, manutenções frequentes com utilização de equipamentos e mão de obra especializada.

Questões ambientais

Produto sustentável, inteiramente reutilizável e reciclável, com vida útil longa, não descartável, sendo triturado e reutilizado como matéria prima. Pisos de madeira feita de árvores nobres e de reflorestamento, porém, com longo ciclo de recuperação natural, no fim da vida útil para utilização no esporte, geralmente é descartada para queima.